
Redução de Mama (Mamoplastia Redutora)
Objetivo:
Reduzir, elevar e remodelar as mamas. A paciente só deve se submeter a esse procedimento depois que a maturidade estiver completa.
Candidatos:
Mulheres que sentem dor nas costas e nos ombros, pelo excesso de peso de mamas grandes. Mulheres que têm mamas assimétricas (diferente uma da outra), que têm dificuldade para fazer exercícios devido ao peso e tamanho das mamas, ou que não gostam de sua imagem por causa das mamas grandes.
Incisões e técnica:
São três técnicas diferentes: o “T invertido”, incisão ao redor da aréola, uma no sulco abaixo da mama e outra vertical unindo as duas. A “Vertical” é uma outra técnica, com duas incisões, uma ao redor da aréola e outra vertical. A terceira é a “Periareolar”, usando uma incisão ao redor da aréola. A técnica escolhida deverá ser a mais apropriada ao tipo de mama, o que deve ser discutido em consulta.
Tempo de cirurgia:
1h a 3h.
Anestesia:
Local com sedação, ou anestesia geral, dependendo do caso.
Internação e Ambulatório:
Geralmente ambulatório, mas dependendo do paciente, pode haver internação de 24 horas.
Complicações Possíveis:
Equimoses temporárias, inchaço, desconforto, pele da mama ressecada, cicatrizes marcantes.
Tempo de recuperação:
- Dormir de barriga pra cima nas duas primeiras semanas será mais confortável.
- Volta ao Trabalho: Em 1 ou 2 semanas.
- Atividades Físicas: Depois de 1 mês.
- Cicatrizes: Podem permanecer por mais de um ano.
Detalhes:
Durante a consulta devem ser decididos tamanho e forma das mamas (gravidez e a amamentação podem afetar e alterar essas condições). Algumas mulheres preferem se submeter à Mamoplastia de Redução antes de terem filhos, preferindo tratar quaisquer alterações no futuro.